“Sem a faculdade de jornalismo, talvez eu nem tivesse coragem de falar”. Foi com o pensamento de enfrentar desafios e levar informações de forma técnica e específica aos seus seguidores que a influenciadora Caroline Lamar, formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Acre (Ufac), alcançou sucesso com o seu canal ‘Make de Óculos’.
A coragem afirmada por Lamar vem com a formação em comunicação, desde o aprendizado das técnicas até a parte comportamental de como se comunicar com o público. Para ela, o curso de jornalismo foi essencial para empreender na área que atua.
“A graduação de jornalismo me ajudou 100% neste processo de escolha para ser influencer. Sei como falar, o que falar, como me comportar, e sei como perder a timidez na frente de uma câmera. Foi graças à comunicação que percebi que queria falar com o público e, assim, desenvolvi o jeito de falar. E a ideia de fazer jornalismo, na verdade, veio da minha professora de português no ensino médio, mas já era uma área que gostava muito, pois sempre gostei de escrever desde criança. Então, fiquei ali paquerando jornalismo”.


Lamar explicou que as primeiras ideias de ter o próprio canal surgiram em 2017, quando ainda era estagiária de jornalismo na Ufac. Nas horas vagas, ela assistia no YouTube assuntos direcionados ao mundo da beleza, das blogueiras, e passou a se organizar para ter um Instagram profissional sobre a área. A influencer lembrou que no início não se sentia à vontade para aparecer nas câmeras por ser muito reservada e não seguir o seu nicho atual de Beauty News.
“Quando eu vi a influenciadora Boca Rosa/Bianca Andrade com vários swatches de batom no braço testando o batom, e ela não tinha linha de maquiagem, falei: ela vai lançar marca de maquiagem, então pensei em falar sobre isso, já que ninguém estava falando. Foi assim que criei o Make de Óculos, pensando em apresentar as tendências no mercado da beleza e fazer um grande portfólio do que está sendo lançado, o que vem de novidades”.
Indagada sobre o planejamento que faz para conciliar os trabalhos, Lamar diz que busca se dedicar em tudo que faz.
“Trabalho e cuido do Make de Óculos. Divido muito meu tempo, inclusive, negligencio às vezes o meu trabalho do Make de Óculos. Tem que se organizar muito bem e ter em mente quanto tempo vai se dedicar para cada coisa. Então, por exemplo, geralmente à noite, deixo para cuidar do Make de Óculos, porque é um horário mais silencioso e que tenho mais ideias, então consigo gravar”.
A influenciadora contou as dificuldades na área em que atua e como é interessante ser a própria “vitrine”, ao mostrar itens de maquiagem para o público testando em si, fechar publicidades, informar sobre esse universo e simultaneamente cumprir o papel de influencer.
“Sou bem realizada. Poder experimentar as coisas que gosto, pode receber os produtos de marca que admiro, poder trabalhar com marcas que gosto, me dá satisfação e muita certeza de que estou fazendo aquilo que sou apaixonada, é o meu maior orgulho. Mas, ao mesmo tempo, é um pouco frustrante, de vez em quando, por morar tão longe do grande centro que é São Paulo, porque prejudica a minha progressão tanto quanto gostaria que estivesse progredindo”, enfatiza.
Lamar fez uma análise sobre o reconhecimento nacional do seu Instagram como “primeiro de beauty news”. De acordo com ela, além das suas próprias percepções, houve um contato da influenciadora Bruna Tavares, que a ajudou na ideia de fazer um Instagram com este tipo de atuação.
“A Bruna Tavares indicou o meu Instagram nos stories e, assim, explodiu. Diversas marcas foram vendo, entrando em contato comigo, me enviando produtos. Hoje em dia muitas marcas me conhecem justamente por causa dos spoilers das novidades”.
Em relação ao que Caroline Lamar pode transmitir de dicas aos profissionais de comunicação que pretendem seguir o caminho de influenciadores digitais/criadores de conteúdo e não se arriscam por acreditar que mercado está saturado, ela orientou que busquem ter uma formação acadêmica e investir em equipamentos que possam contribuir para o trabalho.
“Ter esse background de faculdade é muito importante, principalmente disciplinas de ética, porque você precisa ter esse feeling que outras pessoas não têm e que acredito também ser um diferencial do meu Instagram. Ninguém sabe até quanto tempo as redes sociais vão bombar. Persiste, se informa, faz networking, se organiza muito bem. Quando der, investe, seja num microfone, numa iluminação legal, faz bastante diferença”, indica Lamar.
Por fim, Caroline apontou os cuidados necessários para criar conteúdos digitais e o tipo de postagens que devem ser evitadas. Ao avaliar que as redes sociais são extensões da vida real, ela fez alguns questionamentos e afirmou que não vale a pena fazer de tudo pra viralizar.
“Você falaria aquilo ali para uma pessoa na vida real? Você pagaria um mico na vida real? Tenha sempre ética quando faz seu trabalho, porque você está sendo visto por marcas, por empresas. É preciso cuidar da sua imagem, e zelar pelo outro. Evita entrar numa onda de hater, só porque muitos fazem, pois isso prejudica a sua credibilidade. Não é passar pano, mas sim, ter uma boa dosagem”.