Jornalismo, publicidade e marketing digital caminhando lado a lado

Fundadora da empresa que transformou mais de 90 negócios no Brasil, a jornalista Nilda Bernardo faz da Agência Caule – Publicidade e Marketing Digital um mecanismo de oportunidades para empreendedores que buscam investir em mídias visando  alcançar públicos específicos de maneira eficaz.

De acordo com a empresária, investir em mídias digitais não é mais uma opção, mas uma necessidade. “A comunicação está em constante evolução, e quem não acompanhar essa mudança corre o risco de ficar para trás. É essencial se manter atualizado, aprender continuamente e adaptar as estratégias para aproveitar ao máximo o que as plataformas digitais têm a oferecer”.

Para cumprir objetivo de engajar as marcas, Nilda ressalta que há uma equipe especializada que trata com zelo os conteúdos divulgados, desde a criação das ideias até a decisão final para os compartilhamentos nas redes. Dentre os cuidados, a agência evita conteúdos que possam ser mal interpretados e conceitos que passam ambiguidade para o público, bem como discussões polêmicas que possam gerar uma repercussão negativa, tanto no perfil comercial  e profissional quanto no pessoal.

“Nas redes sociais autenticidade é fundamental e, para ter retornos positivos, é essencial estar alinhado com os valores da marca. Contudo, é preciso manter sempre um tom profissional, respeitoso e consistente com a imagem que se deseja projetar sem sair da proposta”, afirma. Para ela, é dessa forma que os jornais, TV’S, rádios e sites trabalham ao estabeleceram linhas editoriais bem definidas.

Com mais de 20 anos de experiência na área, Nilda é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), tendo iniciado a carreira como radialista na rádio Eu & Você FM em Boca do Acre, no Amazonas. Ela trabalhou também na Rádio Gazeta 93 FM, em Rio Branco, no Acre, local em que ficou por 11 anos. Integrou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a assessoria parlamentar da Federação de Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio-AC).

Nilda exerceu ainda o cargo de gerente de atendimento na Agência de Publicidade Companhia de Selva e gerente de Marketing e Comunicação no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), onde afirmou ter encarado o maior desafio que teria como profissional antes de abrir seu próprio negócio. Segundo ela, no Sebrae desenvolveu atividades importantes como, por exemplo, a atualização  da identidade visual da nova sede e a construção do reposicionamento da marca da instituição.

“Após essas experiências, resolvi criar meu próprio negócio focado em consultoria de marketing digital para os empreendedores do Acre. O foco inicial era ajudar outros empreendedores a entender a importância dos seus negócios terem presença digital e ensiná-los como a fazer isso da maneira certa. Porém, a maior demanda foi por gerenciamento de mídias sociais e produção de conteúdos estratégicos para as redes sociais. Com isso, resolvi fundar a Agência Caule – Publicidade e Marketing Digital, em 2019, com a finalidade de atender as demandas do mercado”, informa.

Sobre a transição para as mídias digitais, Nilda afirmou ser um sentimento de desafio e oportunidade. A empresária relatou que no início houve uma curva de aprendizado, especialmente em relação às novas ferramentas e dinâmicas do ambiente digital, entretanto, deixou claro que sempre foi fascinada pelo mundo das agências e pela possibilidade de criar campanhas que geram impacto direto.

“Essa paixão, aliada ao vasto conhecimento sobre Publicidade e Marketing que adquiri ao longo dos anos na Companhia de Selva, facilitou minha adaptação e me permitiu abraçar rapidamente as estratégias digitais. Vejo as mídias digitais como uma extensão natural do trabalho de comunicação que sempre realizei, mas com mais liberdade de criar peças que quebram padrões”, avalia.

Nilda é frequentemente convidada para aplicar mentorias e ministrar palestras. Para ela, é prazeroso compartilhar conhecimento e incentivar clientes, principalmente mulheres, a empreenderem. Falar sobre Marketing Digital, Empreendedorismo e Estratégias Eficiente e Assertivas para comunicar nas redes é um dos seus diferenciais.

“O empreendedorismo feminino ainda é algo descredibilizado dentro do mercado, com o machismo estrutural que impera no ambiente corporativo, e isso

desestimula muitas mulheres capazes de ingressar nessa jornada. Ter vivido isso na pele e saber que ainda faltam muitos espaços a serem ocupados por nós me dá estímulo para provocar positivamente o público feminino a fazer acontecer. Acredito que há espaço para inovação e crescimento, mesmo em mercados desafiadores como o nosso”, conta.

Um dos assuntos que a empresária ressalta em suas apresentações é a importância de construir uma marca sólida e como o marketing digital pode ser o pilar dessa construção, e enfatiza também temas como storytelling, neuromarketing, e estratégias de engajamento nas redes sociais.

Diante do questionamento sobre conseguir divulgar a própria imagem profissional simultaneamente com a da própria empresa, Nilda acredita ser algo que demanda equilíbrio, ao mesmo tempo em que analisa que são situações que se complementam.

“Quando apresento meus conhecimentos e experiências pessoais, estou simultaneamente promovendo a expertise da Agência Caule. O segredo está em alinhar minha marca pessoal com os valores da empresa, criando uma narrativa coesa que reflete o que oferecemos aos nossos clientes”, define.

A empresária levantou que os desafios de ser fundadora e proprietária de uma agência de Publicidade e Marketing Digital no Acre e de prospectar clientes passaram por uma resistência inicial do mercado local. Ela explicou que para superar todo esse processo, antes de alcançar o sucesso, exigiu-se muita educação neste mercado e apresentação de resultados concretos.

Foto: Arquivo Pessoal

“Muitos empresários ainda estavam acostumados com métodos tradicionais de publicidade e relutavam em investir em estratégias digitais. Em termos de prospecção, é uma via de mão dupla. Muitos clientes nos encontram por meio das redes sociais, onde mostramos nosso trabalho, indicações de clientes satisfeitos, mas também investimos em prospecção ativa, participando de eventos e networking para apresentar nossos serviços a novos clientes”.